A Junta de Freguesia de São Martinho anunciou, hoje, dia 2 de Março, que vai realizar “um serviço pioneiro na Região”, através de uma parceria com a Farmácia da Nazaré, passando a disponibilizar aos seus fregueses um serviço de Preparação Individualizada da Medicação (PIM).
A Preparação Individualizada da Medicação, conforme explica o presidente da Junta de São Martinho, Marco Gonçalves, “consiste na preparação e organização dos medicamentos, através de um sistema robotizado, num dispositivo de múltiplos compartimentos, selado de forma estanque e descartado após a utilização”.
Desde modo, “contribui para uma redução dos erros de administração da medicação prescrita, devido a confusão, duplicação ou esquecimento e facilita a toma do medicamento certo, na correta e na dose adequada”, sendo um dispositivo é de utilização semanal”, acrescenta.
Este PIM destina-se a todos os fregueses, com doenças crónicas, a tomar vários medicamentos de uso continuado, sinalizados pelo médico ou enfermeiro de Unidades de Saúde, públicas ou privadas.
Para o Secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, “esta medida pioneira irá permitir uma maior segurança numa área muito importante – a doença crónica -, evitando, assim, a toma excessiva ou o esquecimento da toma da medicação”. Paralelamente permitirá uma menor sobrecarga de consultas, de idas repetidas ao serviço de urgência e consequente reinternamento do paciente, salienta o governante.
O Secretário Regional da Saúde considerou, ainda, este como um projeto piloto com potencial para ser replicado por toda a Região Autónoma da Madeira.
Os beneficiários serão sinalizados nas respetivas instituições de saúde, identificados pelo médico, enfermeiro ou farmacêutico. Para poder beneficiar deste serviço, os fregueses terão de se dirigir à Junta de Freguesia de São Martinho, fazendo-se acompanhar de uma declaração médica que ateste a sua situação de doente crónico. Após a validação, a Junta de Freguesia emitirá uma credencial pessoal e intransmissível, que certifica, junto do farmacêutico, o utente como sendo beneficiário.
Para os casos de pessoas com mobilidade comprometida, a entrega poderá ser efetuada ao domicílio.
O serviço de Preparação Individualizada da Medicação é totalmente gratuito para o beneficiário, fruto da parceria existente entre a Junta de Freguesia de São Martinho e o grupo Farmácias Mais Saúde.