A Junta de Freguesia de São Martinho realizou a habitual reunião de início de ano com as direcções das escolas do ensino básico da freguesia.
Um encontro levado a cabo com o objectivo de convergir ideias e objectivos, possibilitando igualmente às direcções das diversas escolas de exporem as necessidades das mesmas, quer em matéria de instalações e funcionamento, quer no apoio financeiro e logístico a disponibilizar nas diversas actividades que serão dinamizadas pela Junta de Freguesia.
Duarte Caldeira Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, sublinhou que “é importante manter esta relação de proximidade com as direcções das escolas, tornando o Poder Local uma força activa no funcionamento e dinamização das mesmas”. O autarca de São Martinho salientou ainda que “é com agrado que o executivo da Junta vê as escolas realçarem as vantagens já demonstradas nas salas de aulas com a recente colocação pela Junta de Freguesia de São Martinho de quadros interactivos. Já instalámos 8 equipamentos deste género em diversas salas das 5 escolas básicas e pretendemos reforçar essa aposta na modernização das mesmas colocando mais 14 quadros interactivos até ao próximo ano”.
O Presidente da Junta de Freguesia aproveitou o ensejo para apresentar às escolas um novo projecto que será dinamizado este ano e cujo foco principal passa por despertar o interesse dos mais novos pela leitura, promovendo o encontro entre a comunidade estudantil e diversos autores e ilustradores da região. Duarte Caldeira Ferreira destaca que esta iniciativa “será uma oportunidade para as criança da freguesia poderem vivenciar a leitura, conversando com autores e desta forma descobrirem o outro lado das histórias”,
Nesta reunião ficaram também acertadas as datas e o modo em como vão decorrer as actividades destinadas aos mais novos e que serão dinamizadas pela Junta de freguesia, nomeadamente o cortejo de Carnaval, um momento em que as crianças levam a cor, a música e a alegria até ao centro de São Martinho, e a celebração do dia da criança que este ano decorrerá em moldes diferentes do habitual, permitindo a cada uma das escolas mostrar os dotes artísticos dos seus alunos, deslocalizando o local do evento para o Pavilhão do CAB, na Nazaré.