A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria recebeu “com especial simbolismo e espírito comunitário”, a visita pascal do Espírito Santo, “um dos momentos mais identitários das tradições populares madeirenses, enraizado na vida das comunidades locais”, destaca o edil em nota de imprensa.
A recepção, ocorrida na manhã deste domingo, contou com a presença do presidente da Assembleia de Freguesia, Marsílio Aguiar, bem como do executivo da Junta, representado pelo presidente Pedro Araújo, pelo secretário Emanuel Vieira e pela tesoureira Luciana Gonçalves.
Durante a visita, o presidente da Junta destacou “a importância de preservar os costumes que unem as comunidades”, lembrando que, “sendo o Estado laico, tem o dever de apoiar manifestações culturais e populares que reforçam o sentimento de pertença e a coesão social”.
A visita pascal decorreu num ambiente de convívio e fraternidade, com a habitual bênção das instalações e dos presentes e foi assinalada com a partilha de um pequeno-almoço oferecido pela Junta.
Esta iniciativa, enquadrada no apoio da Junta a actividades e manifestações socioculturais, pretende reflectir “o reconhecimento institucional da relevância do património imaterial da freguesia e da importância de garantir a sua continuidade junto das novas gerações”.
Após a recepção, os elementos do grupo pascal dividiram-se em cinco equipas e seguiram pelas ruas da freguesia, para visitar residências de moradores.