A funcionar desde o passado dia 6, o novo edifício da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria foi esta manhã inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo.
Estas novas instalações, no nº 18 da Estrada dos Marmeleiros, em frente à Quinta do Poço, foi fruto de uma reabilitação da antiga escola do Imaculado Coração de Maria, levada a cabo pela Câmara Municipal do Funchal.
Com este novo edifício, a Junta passa a garantir aos fregueses um parque de estacionamento e melhores acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, além de estar localizada numa posição mais central na freguesia. De acordo com o presidente da Junta, Gonçalo Aguiar, esta nova sede “permitirá a concretização de novas dinâmicas”.
Paulo Cafôfo fez questão de deixar uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos colaboradores da Autarquia, especialmente a todos aqueles envolvidos no projecto de reabilitação da antiga escola, agora sede da Junta, “uma equipa incansável e dedicada, que tem contribuído para que possamos materializar muitos projectos essenciais e para benefício de toda a população.”
Salientando a preocupação da Câmara com a reabilitação urbana, o presidente da Câmara destacou os incentivos e benefícios fiscais assegurados pela Autarquia para que os privados possam reabilitar o edificado, da mesma forma que a Câmara tem procurado reabilitar o património da cidade do Funchal.
Por ano o Município do Funchal investe 1,7 milhões de euros nas Juntas de Freguesia em acordos de execução e protocolos administrativos, complementados depois por acções como a que possibilitou a melhoria das condições da Junta de Freguesia do Imaculado, transformando-a numa nova centralidade.