Foi formalizada, no final da passada semana, a renovação do protocolo anual entre a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a Escola da APEL, reforçando a colaboração entre estas duas instituições.
O ato, que decorreu na sede da freguesia contou com a presença de Gonçalo Faria e José Vieira, directores da APEL, e de Pedro Araújo, presidente da Junta, que esteve acompanhado pela vogal Elena Freitas.
Este protocolo estabelece um apoio financeiro da Junta à APEL, com vista a “custear iniciativas ligadas ao ensino e à aprendizagem, incluindo projectos inovadores como a desmaterialização dos manuais escolares, que visam promover práticas sustentáveis”, refere a entidade em comunicado de imprensa.
Entre as acções, actividades, projectos ou eventos contemplados, consta também o financiamento de prémios de mérito para os melhores resultados nos exames nacionais, “incentivando a excelência académica”, acrescenta a mesma nota.
A colaboração inclui ainda apoio a actividades no âmbito do programa Eco-Escolas, que procura sensibilizar os alunos para questões ambientais, “promovendo uma consciência ecológica que beneficie não só a comunidade escolar, mas também a freguesia”.
Pedro Araújo destaca a importância deste protocolo como “um investimento no futuro”, sublinhando que “a educação é a chave para formar cidadãos mais conscientes e capazes de contribuir para o progresso da sociedade”.
Com a renovação deste protocolo, a Junta reafirma o seu compromisso com a educação e a sustentabilidade, fortalecendo os laços com uma das mais importantes instituições da freguesia e investindo em ações que beneficiam toda a comunidade local.