A Junta de Freguesia de São Gonçalo e a Associação de Desenvolvimento de Santo António, celebraram um acordo de cooperação entre as duas instituições, de forma a garantir o apoio aos moradores de São Gonçalo, na cedência de materiais de construção, bem como, alguns eletrodomésticos.
O apoio a conceder, depende da disponibilidade de verbas provenientes dos projetos sociais da ASA, como tal, é necessário proceder sinalização e ao levantamento das necessidades das famílias mais desfavorecidas, que necessitem de apoios em recheios e equipamentos ou em materiais de construção, para a realização de obras de escassa relevância refere a Junta de São Gonçalo.
“O levantamento das necessidades será efetuado pela Junta de Freguesia de São Gonçalo com os interessados. Depois de recolhido todos os documentos inerentes, os mesmos serão enviados para a ASA de forma a poderem analisar se os requisitos solicitados estão em conformidade. Uma vez analisado e elegível, procede-se então ao apoio integral do pedido de apoio,” desse Tiago Freitas, presidente da Junta de São Gonçalo.
Os apoios a conceder são exclusivamente destinados aos moradores da freguesia cuja habitação seja própria e permanente. Os pedidos serão deferidos somente se a Junta de Freguesia, não conseguir satisfazer através de orçamento próprio.
Marcelo Gouveia, presidente da direção da ASA, aproveitou a cerimónia para esclarecer a natureza dos apoios concedidos, bem como, o âmbito de intervenção da associação, reforçando que os apoios que tem vindo a ser possíveis conceder, dependerão sempre da aposta continuada dos diferentes parceiros, que suportam a ASA e na capacidade da resposta da imediata às populações necessitadas.
Em jeito de descrição, informou, que os pedidos de apoio solicitados, são sempre alvo de cruzamento de dados e informação complementar, de forma a garantir a transparência da natureza dos apoios concedidos.
“A ASA tem conseguido apoiar a população da Madeira e Porto Santo, pois reúne uma serie de competências e capacidade logística para socorrer às diversas necessidades da população. Uma vez cumpridos os regulamentos e após uma visita ao local de forma a aferir as reais necessidades, a nossa associação tem uma capacidade de resposta quase imediata, garantindo o eficaz apoio. E isso, é o que se pretende! “, explicou Marcelo Gouveia
A ASA – Associação de Desenvolvimento de Santo António, é uma associação sem fins lucrativos e IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social em 8 de maio de 2002) que visa desenvolver atividades e projetos de cariz social e apoiar a recuperação de residências degradadas, bem como, a formação em contexto real de trabalho.
A Junta de Freguesia de São Gonçalo, tem conseguido apoiar os seus moradores com recurso a parcerias com outras associações e instituições do município. Desde novembro até fevereiro, cerca de uma dezena de moradores de São Gonçalo têm sido beneficiados através deste tipo de apoios, constituindo mais um compromisso assumido para com a população no apoio na reabilitação de escassa relevância das suas habitações.