Um lobo marinho foi visto nas águas a oeste da Madeira desde de segunda-feira, e até chegou a fazer uma visita ao calhau do Paul do Mar, freguesia do concelho da Calheta.
Paulo Sérgio, presidente da Junta de Freguesia do Paul do Mar disse que ao DIÁRIO que nunca tinha visto por estes lados um lobo marinho. O autarca aproveitou para fotografar o mamífero quando esteve apanhar sol junto ao calhau.
De acordo com uma publicação feita esta tarde, no Facebook, pelo presidente da Junta de Freguesia, Paulo Rodrigues, o mamífero esteve no calhau “por breves momentos”.
O lobo-marinho do arquipélago da Madeira é uma figura emblemática da conservação da natureza em Portugal e até mesmo no mundo. Esta foca que é a mais rara do mundo e a única existente em Portugal esteve quase a extinguir-se da Região Autónoma da Madeira devido à perseguição/acção do Homem desde que foi descoberta. Em 1988 não existiam mais do que 8 lobos- marinhos restringidos às Ilhas Desertas. Foi nesse mesmo ano que o Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) iniciou um Programa para a Conservação do Lobo-marinho no Arquipélago da Madeira.