Até ao momento a Junta de Freguesia de Machico só recebeu uma proposta nos serviços para o Orçamento Participativo que tem em vigor.
Uma situação que o presidente da autarquia lamenta mas aproveita para apelar à participação dos fregueses ou das instituições da localidade, sob pena de a verba que está inscrita no orçamento deixar de figurar em futuras iniciativas.
O prazo está a esgotar-se uma vez que termina no dia 28 de Junho pelo que o autarca socialista reforça a sua mensagem considerando que a iniciativa tem o mérito de dar voz e expressar o desejo da comunidade.
Alberto Olim recorda que podem participar no OP todos os fregueses com idade igual ou superior a 16 anos, que sejam recenseados e residentes na área geográfica da localidade bem como representantes de associações, empresas e demais organizações da sociedade civil com sede ou estabelecimento na mesma área geográfica.
Para o efeito a Junta destinou o valor de 5 mil euros das verbas consignadas para investimento, uma fatia que no entender do autarca é a possível face às receitas que a Junta tem para o corrente ano. O socialista considera ainda que “é um importante instrumento de democracia participativa que permite aos cidadãos decidirem sobre uma parte do orçamento”.