Ricardo Faria
Ricardo Faria
No final do mês de abril e início deste mês de maio Machico foi falado em todo o Mundo graças a dois enormes eventos que ocorreram no concelho, com o seu epicentro na freguesia de Machico. Refiro-me claro ao Madeira Island Ultra Trail (MIUT) bem como ao Enduro World Series-Madeira (EWSMADEIRA).
Estes dois eventos desportivos, para além da maioria dos seus participantes ser de origem estrangeira, alcançam todo o Mundo graças à quantidade e qualidade da imagem que produzem, quer pelas respetivas organizações quer pelos próprios participantes, sobretudo através das redes sociais. O MIUT bem como o ESWMADEIRA pertencem a circuitos mundiais restritos, o Ultra-Trail World Tour e o Enduro World Series respetivamente, o que faz evidenciar a importância dos mesmos para os destinos turísticos que os acolhem.
Nos dias seguintes aos eventos as redes sociais são invadidas com uma enorme quantidade de fotos e notícias dos mesmos. A par disso a comunicação social especializada, que se desloca em número considerável à região, produz uma quantidade relevante de notícias, as quais são na sua grande maioria muito positivas quer para as organizações quer para a imagem do destino. Estas formas de comunicação são uma das grandes mais-valias deste tipo de eventos, como comprovado pelo estudo efetuado pela organização do MIUT referente a 2018, o qual revelou um impacto nos média de 1 milhão de euros, com destaque para quase metade das notícias emitidas serem de fontes de informação estrangeiras. Ao nível económico o impacto na região foi superior a 2 milhões de euros.
São estes eventos que são importantes acarinhar e apoiar, facto que tem sido bem concretizado quer pela Câmara Municipal de Machico como pelo Governo Regional da Madeira, que de ano para ano têm sabido acompanhar o desenvolvimento dos mesmos em termos de apoios.
Um dos grandes impulsionadores deste tipo de eventos é também o Ludens Clube de Machico, um clube sediado na freguesia de Machico e que desenvolve essencialmente modalidades outdoor, tais como o bodyboard, triatlo, trail, atletismo, orientação, parapente, escalada, BTT, ciclismo, cicloturismo, pedestrianismo, trail running, padel e canoagem. É o único clube regional que tem inscrito o seu nome na lista de vencedores do MIUT, obtido através do seu atleta Luís Fernandes em 2015.
O Ludens Clube de Machico celebrou o seu décimo sétimo aniversário no passado dia 9 de maio e prepara-se para “oferecer” à região e em especial a Machico, em parceria com a Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, o Campeonato da Europa de Biatle e Triatle Moderno, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de junho e que terá como palco a cidade de Machico. O clube carateriza-se assim por marcar muitas das tendências no panorama desportivo regional, seguindo um caminho próprio e orgulhando todos os machiquenses, sobretudo pela sua capacidade de visão. A todos os seus atletas e dirigentes os meus parabéns.
É este tipo de dinâmica que a freguesia e o concelho necessita, de modo a se dar a conhecer ao Mundo. Mas se hoje Machico é procurado para a realização deste tipo de eventos também o deveria ser para atrair investimento privado, sobretudo ao nível hoteleiro, de modo a dinamizar economicamente a freguesia e o concelho de Machico. Este é o momento!