É através do Grupo de Folclore da Casa do Povo do Porto da Cruz que a cultura e as tradições da Região vão estar presentes no Festival Internacional de Folclore, que se realiza na próxima quinta-feira, na cidade da Horta, ilha do Faial.
Esta é uma uma iniciativa integrada na Semana do Mar, evento que decorre ao longo desta semana naquela cidade açoreana e que junta diferentes valências desportivas e culturais.
Refira-se que esta deslocação do grupo madeirense surge em regime de intercâmbio cultural com o Grupo Folclórico do Salão (freguesia do Salão, na ilha do Faial), e faz-se a expensas próprias do grupo, contando apenas com algum apoio financeiro da Câmara Municipal de Machico e, naturalmente, como acontece nestas situações, com o apoio logístico do grupo anfitrião no que respeita ao alojamento e à alimentação.
Conforme nos referiu Cláudio Nóbrega, um dos responsáveis, “só em despesas com viagens estamos a falar de 17 mil euros”, o que absorve uma fatia significativa do reduzido orçamento desta agremiação cultural, cujas fontes de receita se limitam às actuações feitas ao longo do ano e alguns apoios de entidades públicas e privadas. Ainda assim, Claúdio Nóbrega destaca a importância destas iniciativas e deslocações para a divulgação da cultura regional e promoção da Madeira fora de portas. “Sempre que saímos, além de contactarmos com outras pessoas e outras realidades culturais, esforçamo-nos por divulgar ao máximo o nosso património e etnografia, a cultura da nossa freguesia, do nosso concelho e da Madeira, no geral”, evidencia.
De referir que o grupo de folclore da Casa do Povo do Porto da Cruz conta, na actualidade, com pouco mais de 40 elementos, sendo que nesta deslocação aos Açores vão estar envolvidos 25 elementos.