A 15 de Maio celebra-se o dia de Campanário, num conjunto de celebrações ao longo de uma semana. Nesta, entre as várias iniciativas, temos uma junção de sinergias para promover aquela freguesia. Tradições que voltam, após a pandemia, e outras que se mantêm. Celebram-se os 25 anos da Associação Desportiva de Campanário. Um quarto de século a envolver, a criar e a promover as pessoas e a freguesia de Campanário. Música, convívio, desporto, dança, arte, exposições, tudo reunido para dar à freguesia de Campanário a importância que merece.
Em 1515 foi fundada a freguesia de Campanário. Integrada no concelho do Funchal até 1835, passou a fazer parte do concelho de Câmara de Lobos, desde então. Mais tarde, em 1914, passou a dar corpo ao município da Ribeira Brava. Terra de pescadores, agricultores e outras profissões estruturantes da nossa sociedade, é sobretudo freguesia de pessoas com uma identidade muito própria. Do mar à serra, pauta-se por ser uma terra de luta da sua gente, que se prolonga além-fronteiras.
Para honrar a data e as pessoas, para além das cerimónias solenes promovidas pela Junta de Freguesia, a que se junta uma exposição, no centro cívico, com trabalhos de alunos da freguesia, haverá espaço para muita animação e convívio.
Exemplo disso, é a reedição da Feira de Campanário, promovida pela Associação Desportiva de Campanário, entre 13 e 15 de Maio. Um jantar comemorativo dos 25 anos, torneios e actividades de promoção da prática desportiva, artistas da freguesia e do concelho, são alguns exemplos que, com todo o ambiente que se criará, farão certamente valer a pena a visita por estes dias.
Nas grandes atracções, a cantora Ágata e a corrida de Carros de Paus, em parceria com a Associação de Carros de Paus, que vai unir o Lugar da Serra ao Massapês. Ou ainda a actuação da jovem cantora, Júlia Ochoa, são elementos-chave nas comemorações.
O fim das restrições pandémicas faz regressar uma dinâmica que se vinha a capitalizar nos últimos anos, impulsionada quer pelo professor Luís Drumond e a sua equipa na ADC, bem como pelo antigo presidente de Junta de Freguesia, o professor João Batista, a que agora dá continuidade o João David Sousa.
Para o futuro, que sejamos uma freguesia que mobilize, que esteja atenta, que reivindique os seus direitos e que conheça os seus deveres. Que se saiba proteger da tirania. Que conheça o que é público e o que é privado.
Venham mais 507 anos de vida. Parabéns, Campanário.
Hugo R. Fernandes