Na próxima semana, entre os dias 7 e 9 de Agosto, a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos tem preparado um conjunto de iniciativas em alternativa à ‘Festa Gastronómica do Peixe Espada Preto’, cuja edição deste ano foi cancelada devido às condicionantes da Covid-19.
Ao ‘Diário das Freguesias’, Celso Bettencourt fala em acções desenvolvidas com os bares e espaços de restauração da vila camaralobense, a terem lugar no Largo do Poço e nos próprios estabelecimentos, na sexta-feira e no sábado. Para domingo está agenda uma peça de teatro, ‘Na Proa da Tradição’, uma espécie de homenagem ao pescador. Todas estas iniciativas terão transmissão em directo, através da Internet, através de um canal on line.
Serão transmitidas actuações de alguns artistas da freguesia previamente gravadas em estúdio, no decorrer das diferentes acções. A Junta de Freguesia ainda estudou a possibilidade de tais actuações serem ao vivo, mas este cenário não se mostrou viável. Em todo o caso, estes pequenos concertos previamente gravados são encarados pelo presidente da Junta como uma forma de ajudar na retoma do comércio local.
Celso Bettencourt refere que, no total, serão investidos nestas acções cerca de 8 mil euros, subtraídos aos 70 mil euros que estavam orçamentados para a ‘Festa Gastronómica do Peixe Espada Preto’ deste ano.
O presidente da Junta lembra que, tal como já tem acontecido desde o início da pandemia, “a verba que estava destinada a esta festa vai servir para reforçar as ajudas às pessoas, sobretudo aquelas que têm sido mais afectadas pela Covid-19, que estão em ‘lay off’ ou que ficaram desempregadas”.
Além disso, parte da verba foi já utilizada para implementar as novas medidas de segurança associadas a esta nova doença, sobretudo nos espaços que estão à responsabilidade da autarquia, bem como para adquirir equipamentos de protecção individual para todos os seus funcionários.