Arrancou a V Edição da Mostra do Maracujá e derivados que serve de promoção deste produto regional que faz as delícias de madeirenses e visitantes. Sem discursos oficiais, a cerimónia contou com os hinos pela Banda Municipal da Ribeira Brava.
À margem desta abertura, o vice-presidente da autarquia agradeceu o empenho e a aposta de cada produtor de maracujá que, com o suor do seu trabalho, mantém uma produção de qualidade no mercado regional, não esquecendo aqueles que transformam este produto em derivados de excelência, quer sejam na culinária, em pratos gourmet, ou em licores, doçaria e afins.
Jorge Santos relembrou que é preciso inovar e apostar na excelência, pois quanto maior for a qualidade dos derivados, maior valorização terá este fruto exótico, assim como os seus produtores, tendo apelado à diversidade com qualidade para a criação de produtos de alto nível.
O autarca destacou o papel da ACOESTE, entidade organizadora do evento, que tem um papel importante na ajuda aos agricultores, e agradeceu à ADRAMA as parcerias que tem realizado com a Ribeira Brava na promoção de projetos de interesse para o concelho e para a sua população.
Deixou ainda uma palavra de gratidão ao Governo Regional e à secretaria Regional da Agricultura, em particular ao secretário Humberto Vasconcelos pela abertura e disponibilidade que sempre demonstrou na resolução dos nossos problemas e dos agricultores em particular.
Não esqueceu o trabalho de promoção dos produtos regionais e os investimentos feitos no concelho, dando com exemplo a abertura do balcão do Agricultor que tem sido uma mais-valia na aproximação destes serviços aos agricultores e produtores da Zona Oeste.
A Mostra do Maracujá decorre até domingo com muita animação, sendo um cartaz que promove o maracujá, os seus produtores e o comércio local.