Foi diante uma sala cheia de populares já com idade avançada que a Polícia de Segurança Pública (PSP) deixou alguns conselhos à população do Jardim da Serra, freguesia que tem sido palco de uma onda de assaltos nos últimos meses. O propósito desta sessão de esclarecimento foi precisamente esse, de acordo com as palavras de Valentim Marcelino Silva, o presidente da Junta de Freguesia, entidade responsável por esta acção.
A população não quis faltar ao encontro, encetando, assim, uma quinta-feira diferente, em que as lides da terra ou da casa foram deixadas para depois do almoço, já que as dúvidas e os esclarecimentos solicitados pelos presentes aos vários elementos da PSP no local, do Comandante da Divisão Policial de Câmara de Lobos, Sub-Intendente Isaque Chaves, ao Comandante da Esquadra de Investigação Criminal e de Trânsito de Câmara de Lobos, Sub-Comissário Edgar Castro, sem esquecer a Comandante da Esquadra de Câmara de Lobos, Sub-Comissária Adélia Ferreira e os agentes do policiamento de proximidade, prolongaram-se manhã fora, até bem perto das 13 horas.
Antes dos conselhos deixados pela polícia, foi com emoção que o presidente da Junta deu conhecimento de que um dos principais suspeitos da prática dos vários furtos que têm ocorrido na freguesia, por iniciativa própria, deu entrada numa unidade especializada de saúde da Região para levar a cabo um tratamento de desintoxicação. Ainda assim, a população diz não ficar descansada sem que seja feita justiça, tantas vezes posta em causa nas intervenções de vários moradores dos diferentes sítios da localidade presentes na sede da Junta.
De entre as recomendações deixadas pela PSP, sempre com um vincado teor preventivo, destaque para os cuidados a ter com as portas e janelas das residências, bem como com os seus pertences de maior valor, nomeadamente ouro ou dinheiro. As medidas de auto-protecção apresentadas foram abrangentes e, por diversas vezes, o sub-comissário Edgar Castro vincou que cabe aos cidadãos contribuir para a sua protecção, apelando às pessoas para alertarem a PSP sempre que verificarem a presença de pessoas suspeitas ou estranhas ao quotidiano da freguesia. Com exemplos práticos, os presentes foram, também, elucidados das medidas a tomar na eventualidade de sofrerem algum assalto.
Pese embora as preocupações que têm sido manifestadas pelas gentes do Jardim da Serra, os vários elementos da PSP presentes nesta sessão de esclarecimento, embora compreendam as preocupações demonstradas, fizeram questão de salientar que a vaga de assaltados não é exclusiva da freguesia, já que situações desta natureza acontecem noutras localidades da Região. Ainda assim, reconhecem que nos últimos meses estas ocorrências tem colocado em causa a tranquilidade e a segurança que era reconhecida na freguesia.
Os roubos têm acontecido, sobretudo, durante o dia, pelo que Edgar Castro deixou o alerta para a importância de trancar as portas e janelas sempre que não estiver ninguém em casa, bem como a cautela necessária para com estranhos que se apresentem como elementos de uma qualquer organização ou instituição pública.
Numa sessão bastante participativa, foram fomentadas as relações de boa vizinhança, como forma de ter sempre a quem se socorrer em caso de necessidade desta natureza.
Nota para o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos a esta iniciativa, nomeadamente através da disponibilização de transporte de e para as suas residências, de modo a que todos os interessados pudessem assistir a esta acção de sensibilização.