O Mercado Quinhentista continua, hoje, embora em moldes diferentes este ano por causa da pandemia.
Hoje, haverá espetáculos “Heptad” no Solar do Ribeirinho protagonizado pelos Albaluna e Toque de Caixa dos Boca do Cão às 16 e às 19 horas. Os espetáculos são gratuitos, mas exigem a aquisição prévia de bilhetes , que estarão disponíveis uma hora antes de cada espetáculo, numa tenda nas imediações do Solar do Ribeirinho.
Apesar dos condicionalismos, são várias as alternativas que acontecem em três palcos; Solar do Ribeirinho, Forte de Nossa Senhora do Amparo e no hall do Fórum Machico, onde estão patentes exposições alusivas ao Mercado Quinhentista.
Ontem, decorreu a abertura do evento e contou com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, e do presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco.
O Mercado Quinhentista é um projecto sociocultural e pedagógico organizado pela Escola Básica e Secundária de Machico e pela autarquia de Machico, contando com a participação activa das associações culturais, outros estabelecimentos de ensino e de instituições sociais do concelho de Machico.
É através da recriação histórica das vivências colectivas da capitania de Machico nos primeiros anos de Quinhentos, pretende sensibilizar para a defesa da identidade cultural, valorizando-a no contexto do património histórico português.