Está agendado para o próximo domingo um novo encontro dos militares que serviram no Ultramar, desta feita na Sé Catedral. Conforme fez saber o padre António Simões, um dos principais dinamizadores da iniciativa que vai já na sua 37.ª sessão.
Os Encontros Mensais dos Militares Madeirenses que Serviram no Ultramar (EMMMSU) é uma iniciativa única no país, e que este domingo vai assinalar o seu terceiro aniversário. A missa será integrada na habitual celebração, com os militares a se colocarem junto ao Altar de Santo António.
Está prevista uma homenagem aos militares madeirenses falecidos que participaram na guerra do Ultramar. A missa será, também de acção de graças pelos antigos militares que estão vivos.
De acordo com o padre António Simões, “nesta cerimónia será referido o número de militares do concelho do Funchal mortos em serviço no Ultramar (entre 1961-1975)”. O sacerdote deu ainda conta de que será oferecida uma coroa de flores em memória dos militares.
A cerimónia vai decorrer na referida igreja, no fim da missa, “para evitar problemas de ajuntamentos e evitar o contágio da covid-19, embora o coronel capelão alerta para a obrigatoriedade do uso da máscara e para a necessidade de serem acauteladas todas as recomendações das autoridades de saúde.
O padre Simões deixa o convite a todos os antigos militares naturais da Madeira e seus familiares a participar “nesta homenagem de gratidão por aqueles que defenderam a integridade da nossa Pátria no Ultramar”, sendo extensivo aos militares que serviram na Índia, entre 1954 e 1961.
Quem pretender participar na iniciativa deverá comunicá-lo até dia 30 de Abril, pelo telefone 968041678.
Refira-se que, ao longo do ano, estes encontros vão percorrendo as diferentes paróquias da Região. No passado mês de Abril, no dia 11, reuniram-se na Igreja Paroquial do Paul do Mar.
O programa de domingo inclui:
11 horas – Missa na Sé Catedral.
12 horas – Homenagem aos militares falecidos no Ultramar e aos militares falecidos após o regresso do Ultramar.