• Caniço
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Falta de água é a principal queixa de vários heréus
6 Janeiro, 2020
Santa Cruz ‘perdoa’ juros da água
9 Janeiro, 2020

Milton Teixeira queixa-se da verba atribuída ao Caniço

7 Janeiro, 2020 às 9:34

O autarca enviou, ontem, uma carta ao ministro da Administração Interna pondo em causa os crtérios do FFF. Foto DR

Foi numa carta enviada a Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, que Milton Teixeira, presidente da Junta de Freguesia do Caniço, pede esclarecimentos sobre a verba atribuída a esta Junta, através do Fundo de Financiamento de Freguesias (FFF) para o ano em curso.

De acordo com o autarca madeirense, a freguesia do concelho de Santa Cruz por ele liderada é descriminada na atribuição de verbas, levando-o a “sistematicamente questionar a forma como são calculadas as verbas a atribuir”, conforme podemos ler na missiva remetida ontem.

De entre outros aspectos tidos em conta, é destacado o facto de a freguesia do Caniço ter registado um dos maiores crescimentos demográficos do país, tendo duplicado o número de habitantes entre 2001 e 2011, além de ser das poucas freguesias que apresenta um saldo natural positivo. A terceira freguesia mais populosa da Região representa 53,34% da população do concelho de Santa Cruz, com valores que ultrapassam o total da população da costa Norte da Madeira. Nas notas deixadas ao ministro, não são esquecidas as ajudas aos madeirenses que têm regressado da Venezuela ou o facto das escolas da freguesia conhecerem listas de espera, o que é bastante raro nos restantes estabelecimentos de ensino madeirenses.

Ora, todos estes factores, depreende-se, deveriam ser tidos em conta na equação aplicada para a atribuição de verbas, já que são aspectos que influenciam e determinam o investimento que é feito na manutenção de equipamentos que a Junta tem à sua responsabilidade.

E para melhor demonstrar as suas dúvidas, Milton Teixeira faz a comparação com outras freguesias da Região, nomeadamente o Curral das Freiras, São Martinho, Machico, Câmara de Lobos, ou algumas freguesias do continente, como sejam a União de Freguesias de Barceloas, Vila Boa e Vila Frescainha, Nossas Senhora da Conseição e São Bartolomeu ou Olhão.

Ao ‘Diário das Freguesias’, em jeito de comentário à carta que enviou, e referindo-se aos exemplos nela incluídos, o presidente do Caniço diz não conseguir compreender que critérios levam o Estado a atribuir, por exemplo, ao Curral das Freiras, uma freguesia com 25,02 km2 de área e 2.001 habitantes, de acordo com os censos de 2011, a quantia de 108,478 mil euros; a São Martinho, com 7,98 km2, 26.482 habitantes, o montante de 177,075 mil euros; a Machico, uma freguesia com 17,46 km2 e 11.256 habitantes, pouco mais de 130 mil euros; ou a Câmara de Lobos, com 7,77km2, 17.986 habitantes, a verba de 151,687 mil euros. Enquanto ao Caniço, uma freguesia com 12 km2 e 23.368 habitantes apenas 107,062 mil euros.

Por muitas voltas que dê à equação, o autarca diz não conseguir “perceber os critérios objectivos de atribuição de verbas, face a estes exemplos”. Ainda assim, Milton Teixeira faz questão de salientar que “isto não significa que as outras freguesias têm mais do que merecem, o Caniço é que recebe muito pouco”.

E como refere na carta enviada, “será praticamente impossível cumprir as nossas responsabilidades com os valores que nos são destinados”, vaticina. Por essa razão, o autarca apelou ao “bom-senso” do ministro Eduardo Cabrita, na esperança de que seja feita a reapreciação dos valores e dos cálculos realizados.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

23 Maio, 2025

Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro


Ler mais

Foto: JFSG

23 Maio, 2025

Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022


Ler mais
23 Maio, 2025

‘Festa da Flor no Imaculado’ realiza-se este sábado no Jardim de Santa Luzia


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro
  • Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022
  • ‘Festa da Flor no Imaculado’ realiza-se este sábado no Jardim de Santa Luzia
  • Imaculado recupera edifício do pré-escolar da ‘Bartolomeu’
  • HBG promove várias manifestações artísticas esta sexta-feira
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.