A quinta edição ‘Monte do Imperador’ conta com a participação cerca 100 figurantes no desfile etnográfico, que acontecia no próximo domingo, dia 3 de abril, foi adiada para Maio devido às previsões de mau tempo.
Foi em 2015, que o executivo da Junta de Freguesia do Monte, liderada por Idalina Silva, iniciou o evento “Monte do Imperador”, na Quinta Jardins do Imperador, em homenagem ao Imperador D. Carlos da Áustria, Rei da Hungria que chegou à freguesia no dia 22 de fevereiro (exilado), e faleceu no dia 01 de abril, este ano faz cem anos da sua morte.
Idalina Silva refere que o Imperador Carlos juntamente com a sua esposa, Imperatriz Zita, e os seus filhos, marcaram a memória das gentes da freguesia do Monte”.
A autarca do Monte realçou que o evento procura recriar a época do final do séc. XIX, princípio do séc. XX, envolvendo residentes e associações da freguesia e não só. O evento foi apenas interrompido pelos incêndios de 2016 e pela pandemia da COVID-19.
Idalina Silva destaca que este ano, e no âmbito do programa das comemorações dos 100 anos da morte do Imperador e agora Beato, a Junta de Freguesia volta a organizar o evento, mas este ano o local de realização.
“Como felizmente já se iniciaram as obras de recuperação da Quinta Jardins do Imperador, para efeitos de concretização do Museu do Romantismo da Região, o evento será realizado ao longo do caminho das tílias (um dos percursos por onde passeava o Imperador em vida, e por onde passou o seu cortejo fúnebre), vereda da Fonte e adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte,” explicou a presidente da Junta do Monte.