A Mostra da Sidra volta a realizar-se na freguesia do Santo da Serra, nos dias 27 e 28 de Setembro. “O regresso deste evento histórico representa não apenas a preservação de uma tradição secular, mas também uma afirmação clara da identidade local e da valorização dos produtos endógenos, como a sidra, o pêro e a maçã”, refere a Casa do Povo, que organiza o evento.
“A Mostra da Sidra volta ao Santo da Serra. Conseguimos reavivar um evento que representa a alma rural e cultural da nossa freguesia, que faz parte da nossa identidade, da nossa história e daquilo que somos enquanto comunidade ligada à terra, à agricultura e à tradição.”, afirmou Pedro Paixão, oresidente da Casa do Povo do Santo da Serra.
O evento conta com o apoio do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural. “O regresso deste evento ao Santo da Serra é o reflexo de uma vontade colectiva de valorizar aquilo que é nosso, de afirmar os nossos produtos e de dinamizar a nossa economia local. É, também, um símbolo do que podemos conquistar quando há cooperação entre instituições, produtores e comunidade”, afirmou Pedro Paixão.
No comunicado, o presidente indica que esta mostra é também um motor de desenvolvimento económico e turístico, com capacidade para atrair visitantes, dinamizar o comércio local, gerar oportunidades para os produtores e afirmar a freguesia como destino de referência nas rotas agroalimentares da Região.
“A Casa do Povo do Santo da Serra está hoje mais próxima, mais ativa e mais útil à sua população. Temos a responsabilidade de cuidar e manter tudo o que já foi feito ao longo dos últimos meses, mas também de inovar, apoiar e responder às reais necessidades da nossa gente. E é exatamente isso que temos vindo a fazer todos os dias”, conclui Pedro Paixão.