O secretário regional de Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Rodrigues, marcou presença este sábado, 23 de Agosto, na abertura da Mostra do Figo, do Tabaibo e do Mel, em representação do presidente do Governo Regional.
A iniciativa, que decorre até às 20 horas deste domingo, junto à igreja matriz da Fajã da Ovelha, é organizada pela Casa do Povo local e oferece a todos os visitantes um programa variado, com vários expositores, demonstrações culinárias ao vivo, através da confeção de pratos e doces tradicionais com figo, tabaibo e mel, e muita animação, com atuações de vários grupos musicais.
Ontem, após a visita aos stands e já no palco, onde se homenageou alguns produtores locais, o governante começou por felicitar a entidade organizadora pela iniciativa, bem como todos os agricultores que ali se fizeram representar.
Focando-se nos potenciais daquela freguesia, Pedro Rodrigues afirmou que a Fajã da Ovelha é “uma freguesia com presente e com futuro”, salientando que, com a conclusão do Campo de Golfe da Ponta do Pargo, nascerá uma nova centralidade no concelho da Calheta que “trará novos desafios e novas procuras”.
Sobre o certame, o secretário regional destacou que “os produtos têm futuro e a sua procura e qualidade serão, com certeza, muito apreciados por quem nos visitar”, garantindo igualmente que o Governo regional continuará a apoiar, como tem feito até agora, na promoção dos mesmos.
A este respeito, Pedro Rodrigues recordou os 25 projectos agrícolas apoiados, através do PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira e que representaram um investimento na ordem dos 2 milhões de euros e declarou estar certo de que “esta é uma aposta de futuro e de continuidade”.
Além disso, afiançou ainda que o apoio do Governo Regional estenderá os apoios para além do sector agrícola, nomeadamente “naquilo que é actualmente uma grande preocupação na Região, no resto do País e da Europa, que é a área da habitação”.
“Temos estado a apoiar a construção de habitação pública em todos os concelhos” e a “trabalhar na Estratégia Regional de Habitação para aumentarmos a oferta pública de habitação em toda a Região e fixarmos os nossos jovens”, lembrou Pedro Rodrigues.
A finalizar a sua alocução, o secretário regional não quis deixar a oportunidade de elogiar publicamente a “magnífica intervenção” que foi realizada tanto no exterior, como no interior da igreja matriz daquela freguesia, um trabalho da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta.