O Museu da Baleia da Madeira, situado no Caniçal, recebeu no ano passado 27.361 visitantes nas suas exposições permanentes, registando um aumento no número de pessoas que anualmente visitam o museu e batendo o seu próprio recorde de anos anteriores.
Mais entre 2014 a 2017, o Museu da Baleia registou um aumento de 8 mil visitantes, um aumento de 38 pontos percentuais, “reflectindo de forma inequívoca os excelentes resultados decorrentes de uma gestão equilibrada por parte do Município, não esquecendo o bom desempenho e o contributo fundamental do pessoal afeto àquela unidade, nas várias vertentes de acção (cientifica, educativa e museológica)”.
A leitura é da Câmara Municipal de Machico, que tutela o espaço que desde 1990 que dá a conhecer a baleação madeirense e a biologia dos cetáceos. Em 2011, tornou-se num dos mais inovadores museus do género, conciliando recentes tecnologias de comunicação com o valioso acervo museológico que detém sobre a história da Caça à Baleia na Madeira.
Recentemente a autarquia, tendo em vista a promoção e valorização deste espaço, investiu nos melhoramentos e relocalização da loja de merchandising, bem como no espaço de cafetaria, que se encontrava inativo, num esforço contínuo de captação de um maior número de visitantes, designadamente em termos de movimento turístico, de modo a projectar o Museu da Baleia como um dos espaços museológicos mais atractivos da região.