Juvenal Rodrigues
Juvenal Rodrigues
Mais uma Natal se aproxima a passos largos e as freguesias do Funchal associando-se a toda a cidade preparam-se para festeja-lo.
Do alto da Freguesia de Santa Maria Maior contempla-se, extasiados, a nossa cidade toda engalanada com luzes de vários cores que caraterizam o Funchal assim como tantas outras que constituem esta ilha encantada. Além de outros lugares característicos, sobressai o Miradouro do Largo do Miranda dada a sua localização geográfica que nos proporciona um soberbo espetáculo de luz e cor sobre a cidade que nesta quadra natalícia mais parece um enorme presépio. Os montes e vales deixam a sua opacidade de todo o ano e passam a ter o encanto das luzes do Natal. O espetáculo pirotécnico do fim do ano também pode ser apreciado do mesmo modo e é por isso que os sítios mais estratégicos ficam apinhados de pessoas para poderem desfrutar de um espetáculo único que se repete anualmente na passagem do ano.
As tradicionais missa do parto realizam-se na Igreja da Boa Nova, igreja da Paróquia de Fátima e na Igreja do Socorro. A Capela da Choupana e Capela da Escola Salesiana celebram também a “missa do galo” onde o povo ocorre em massa para homenagear ao Menino Deus.
Ainda noite cerrada ou ao nascer da alvorada os grupos dirigem-se a estes lugares de culto cumprido, religiosamente, a tradição entoando cânticos religiosos ou profanos onde a população em são convívio se diverte e extravasa a sua alegria não esquecendo os petiscos, a aguardente-com-mel, a poncha, os licores de diversos sabores e o tradicional cacau próprio daquela hora matinal. Os presépios em homenagem à quadra natalícia multiplicam-se, desde a mais modesta à mais abastada habitação, existentes na nossa freguesia, qual deles o mais pitoresco e imaginativo.
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, desde a orla marítima até à serra profunda, associa-se à quadra natalícia apoiando as tradicionais missas do parto em salutar convívio com a população. A nível interno aposta, este ano, numa inovação levando à cena, através dos alunos de expressão dramática da universidade sénior, a peça o “pinheiro de natal.
Resta-me desejar a todos os madeirenses e em particular aos fregueses de Santa Maria Maior boas festas e um feliz ano de 2019.