Está em curso a quinta campanha gratuita de vacinação de canídeos promovida pela Câmara Municipal do Funchal, em parceria com as dez juntas de freguesia do município.
Num primeiro momento foram já vacinados 177 animais, distribuídos pelas freguesias de Santa Maria Maior, Monte, São Gonçalo e Sé, onde no passado fim-de-semana teve lugar a acção.
A campanha prossegue já no próximo sábado, dia 23, em Santo António (na Junta de Freguesia, entre as 9 e as 11 horas), São Pedro (na Junta de Freguesia, entre as 11h30 e as 13h30) e Imaculado Coração de Maria (na Junta de Freguesia, entre as 14h30 e as 16h30). A sua conclusão acontece no último sábado deste mês, nas freguesias de São Roque (na escola do Lombo Segundo, das 9 às 11 horas), Santa Luzia (no Centro de convívio, nas 11h30 às 13h30) e São Martinho (na Praça da Junta, entre as 14h30 e as 16h30).
De referir que estão incluídos nesta iniciativa a vacinação antirrábica, a identificação electrónica com microchip, o registo no sistema de informação de animais de companhia, bem como a desparasitação interna. Os donos dos cães deverão fazer-se acompanhar dos seus documentos de identificação (CC e NIF), um comprovativo de morada e o boletim sanitário do animal.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Idalina Perestrelo, explica que “a Autarquia continua empenhada em criar condições para que todos os munícipes possam vacinar e identificar o seu cão ou cadela de forma gratuita, com o objectivo de assegurar a cobertura da profilaxia antirrábica dos animais domésticos e um maior controlo de existências destes animais no Funchal. Esta foi uma medida pioneira que começámos a desenvolver em 2017, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho, e representou um grande passo em prol da causa animal e da saúde pública, pelo que esta é uma continuidade e um aprofundamento natural, mantendo-se a Autarquia na dianteira desta temática, em termos de sensibilização e de acção permanente no terreno.”