Foi ontem, ao final do dia, que a nova direcção da Casa do Povo de Santo António da Serra, em Machico, tomou posse para um mandato de três anos.
Adriana Marques passa a ser o rosto da instituição, substituindo no cargo Luís Gouveia. A nova presidente disse ao ‘Diário das Freguesias’ que conta dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela anterior equipa, salientando que, embora não tenha experiência no cargo, apresenta-se “com muita vontade para encarar os novos desafios e trabalhar para promover a instituição e a freguesia”, disse-nos. Ainda assim, não deixou de frisar que, também ela, vai procurar deixar uma marca nas actividades e iniciativas a desenvolver no futuro.
A decisão de apresentar uma lista ao último acto eleitoral da Casa do Povo, confidenciou-nos Adriana Marques foi tomada por achar que “chegou o momento de fazer algo mais pela localidade onde nasci e sempre vivi”.
No que toca a iniciativas, de entre as novidades por enquanto apresentadas, destaque para a realização, ainda no decorrer deste mês de Fevereiro, ou, o mais tardar, em Março, de uma ‘Feira das Sopas’, aproveitando as potencialidades dos produtos da terra e das diferentes forças da freguesia.
No momento da tomada de posse, Adriana Marques não fez nenhum pedido à Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, que marcou presença na cerimónia. Ainda assim, disse esperar continuar a contar com todas as instituições que têm apoiado a Casa do Povo.
Já Rita Andrade além de referir o dinamismo das casas do povo na organização de eventos e num conjunto de iniciativas que vai além do papel ligado à terra e à agricultura que esteve na génese destas instituições, fez questão de salientar o facto de hoje as 42 casas do povo regionais envolverem mais de 50 mil pessoas nas suas acções diárias, “suportadas por um forte apoio do Governo Regional”, salientou.