

A Mostra da Banana está de regresso à Madalena do Mar, após um interregno de dois anos. Esta é uma iniciativa da Casa do Povo local, com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Junta de Freguesia e Câmara Municipal da Ponta de Sol, que volta a apoiar financeiramente o evento volvidos oito anos.
A confirmação foi dada por Nuno Maciel na cerimónia de comemoração do 444.º aniversário dessa freguesia. “O Governo vai acompanhar o esforço da Câmara e da Junta de Freguesia e irá apoiar a Mostra de Banana, que tanto dignifica e honra os produtores”, afiançou. O secretário regional de Agricultura e Pescas afirmou tratar-se de uma iniciativa da Casa do Povo “à qual o Governo sempre se mostrou disponível, desde a primeira hora, para apoiar”. Nuno Maciel esclareceu que não é a Secretária Regional que faz o evento, mas sim a Casa do Povo.
“Já queríamos que esse certamente tivesse sido uma realidade em 2025. Isso não foi possível. A Casa do Povo não consegue fazer tudo. Hoje, através de um bom relacionamento entre todas as instituições, isso será uma realidade”, concluiu.
Na sua intervenção, o governante destacou a Agricultura como sendo um pilar da economia local, particularmente no que se refere à produção de banana e apontou que, em 2025, “foram foram pagos cerca de 600 mil euros a 82 produtores da Madalena do Mar, correspondentes a uma produção de 950 toneladas”.
“Números demonstram de forma clara, o compromisso do Governo Regional com a valorização da agricultura, o rendimento dos agricultores e a sustentabilidade da produção agrícola local”, disse, acrescentando que através do PRODERAM, foram vários os investimentos aprovados que totalizaram 300 mil euros em apoios.
Nuno Maciel destacou igualmente o compromisso compromisso do Governo Regional com a freguesia, tendo Nuno Maciel sublinhado o papel central do poder autárquico, nomeadamente ao nível das freguesias como elo entre a administração pública e os cidadãos. “São elas que conhecem as necessidades reais do território, escutam as preocupações dos cidadãos e procuram respostas rápidas e eficazes, muitas vezes com recursos limitados, mas sempre com um grande sentido de missão”, sublinhou o representante do Governo Regional, lembrando também a sua experiência como autarca.
Por sua vez, na intervenção, o presidente da junta de freguesia, Ivo Ribeira, elogiou o novo paradigma de comunicação que existe agora com o novo executivo da Câmara Municipal, frisando que, com “um simples telefonema, resolve-se muita coisa”.
Já Rui Marques, presidente da Câmara da Ponta da Sol, reiterou o compromisso de uma relação próxima com as juntas de freguesia, adiantando que são necessários alguns investimentos que foram ignorados nos últimos 8 anos, nomeadamente ao nível de caminhos agrícolas, saneamento básico e na própria marginal. “Um trabalho que será feito ouvindo sempre a população”, disse o autarca.
Rui Marques confirmou igualmente a realização da Mostra da Banana, que irá acontecer graças “a um esforço conjunto” do Governo Regional, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Casa do Povo, confirmando assim as palavras do presidente da câmara e presidente de junta.