
Decorre até esta segunda-feira a iniciativa ‘O Pão e os Frutos’, promovida pelo Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal (CDISA), junto da comunidade do Jardim da Serra.
O arranque aconteceu no passado dia 23 de Outubro, com a apanha de peros e de maçãs no campo de variedades agrícolas regionais da Quinta Leonor, contando com a participação dos alunos da EB1/PE do Jardim da Serra. “Os participantes tiveram a oportunidade de provar os frutos, aprendendo, por essa via, a conhecê-los e a diferenciá-los melhor pela forma, pela cor, pelo aroma e pelo sabor”, explica nota à imprensa.
Já ontem, celebrou-se o Pão-por-Deus, juntamente com a Paróquia de São Tiago e a Pastelaria/Padaria Doce Cereja. Tratou-se da distribuição de pão aos fiéis que participaram nas cerimónias religiosas que se realizaram na Igreja Paroquial e na Capela do Foro. “Este pão foi confeccionado com farinha de variedades regionais de trigo, de centeio e de Pero Domingos, produzidos na Quinta Leonor”, indica.
Já esta segunda-feira, entre as 10h30 e as 12 horas, haverá entrega de pão à comunidade escolar do Jardim da Serra, bem como aos utentes de todas as instituições existentes na freguesia. “Esta iniciativa está aberta a toda a comunidade e visa chamar a atenção, com sentido de urgência, para um facto preocupante: as variedades agrícolas regionais que, desde os primórdios, alimentaram os nossos antepassados, desaparecem a passos largos dos nossos campos. Para mitigar e travar este fenómeno, é necessário, entre outras acções, aumentarmos, quanto antes, a produção e o consumo de produtos agrícolas regionais”, aponta.
‘O Pão e os Frutos’ conta com o apoio das instituições locais, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.