António Jorge Nóbrega Quintal
A Freguesia de Água de Pena foi criada em 1560 e é uma das mais antigas da Ilha Madeira.
A origem do nome não gera consenso havendo por isso várias teorias populares, uma de que está associada á expressão “água a bater em rocha viva”, a “Fonte do Seixo”, local Histórico da Freguesia, onde os locais conviviam quando se iam abastecer de água, é o local onde havia muitos seixos de água abundante.
Outras que o nome deriva de Água da Penha, Água a brotar de uma penha ou rocha viva, ou nascente que emergia de uma rocha.
A Freguesia de Água de Pena está também ligada á revolta da Madeira de 1931, também conhecida como a “Revolta da Farinha”, pois, em direção ao Funchal, a caminhada das forças governamentais desembarcadas no Caniçal, foi estorvada pela dinamitação de pontes pelos revoltosos entre elas a Ponte do Seixo em Água de Pena.
Água de pena é uma freguesia com 2434 habitantes(fonte Wikipédia, cm-machico.pt, Censos 2011) e2561 eleitores (fonte cne 2021).
Dos 9 complexos habitacionais do concelho, geridos pelos Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), 4 estão localizados na Freguesia de Água de Pena, dos 363 fogos, 230 são em Água de Pena – cerca de 63,3%. Da totalidade dos 1008 residentes, 659 residem em Água de Pena- 65% (fonte ihm.pt)
Outrora a primeira cidade turística da Madeira é hoje uma zona essencialmente residencial.
A Escola EB1/PE com creche de Água de Pena,inaugurada em 24 de setembro de 1985 uma escola “veterana” com 35 anos, acolhe cerca de 155 crianças e precisa urgentemente de uma intervenção profunda.
“O pior cego é aquele que não quer ver”
Água de Pena, uma freguesia que merece ser mais conhecida e potenciada!