A temporada de exposições da Galeria espaçomar, localizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, termina com a finissage de “O resto é paisagem”, do artista Ricardo Barbeito, a 14 de Junho.
Este evento contará com a participação dos alunos do 5.º1, complementando a instalação com interpretações plásticas, em desenho, de obras de Henrique Franco e elementos modelados em argila a partir dos moldes do ‘Semeador II, 2023’, exposto no Museu Henrique e Francisco Franco.
Em jeito de balanço, a temporada artística pautada pela participação de artistas madeirenses, contou, ainda, com a instalação “Omar — OH-mar [Oficinas colaborativas]” de Hélder Folgado e com a exposição “ao sol da manhã. As mãos – reencontro com a obra de Guilhermina da Luz”, que teve a curadoria da artista visual, Teresa Jardim. No decurso da sua atividade, a Galeria espaçomar contou com a participação de 1.956 visitantes, de toda a comunidade.
“Nestes mais de nove anos de existência, com o intuito de democratizar a cultura, a Galeria espaçomar tem apostado na formação de um público fruidor mais informado, mais crítico, mais criativo, mais sensível às manifestações artísticas, ao património e à identidade local, capaz de intervir ao nível da cidadania, de forma mais consciente. Para a concretização do seu projeto, a Galeria espaçomar tem contado com o apoio institucional da Câmara Municipal do Funchal e da Junta de Freguesia de São Martinho e, pontualmente, com museus da RAM, empresas e particulares”, refere nota do estabelecimento de ensino.
Ricardo Barcelos, presidente do Conselho Coordenador do projeto cultural espaçomar, indica que “a valorização deste espaço cultural e o sucesso deste projeto devem-se a todos os artistas que expuseram e partilharam os seus trabalhos, as suas experiências e conhecimentos com a comunidade envolvente e que colaboraram e apoiaram as diferentes atividades desenvolvidas pela galeria”.