A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco promoveu, através do Projeto Oficina, uma actividade de Observação Astronómica, na passada sexta-feira, junto dos campos. Sandro Correia, da Associação dos Astrónomos da Madeira, marcou presença neste evento.
De acordo com nota enviada à imprensa, “a sessão de observação astronómica contou com a participação entusiasta de alunos, encarregados de educação, professores do ensino nocturno e membros da comunidade escolar, que contribuíram para reforçar o espírito de partilha e de curiosidade científica”.
“A iniciativa teve como principal objetivo despertar o interesse pela Ciência e proporcionar uma experiência prática de contacto com o Universo, complementando os conteúdos lecionados em sala de aula”, explica Ricardo Barcelos. O presidente do conselho executivo da escola aponta que, durante a observação, foi possível identificar constelações e suas estrelas principais e com recurso aos telescópios disponíveis, os participantes puderam observar o planeta Saturno e o seu satélite Titã, as crateras da Lua e alguns enxames estelares.
“Considerou-se que o balanço da actividade foi muito positivo, tendo sido reconhecida pela comunidade escolar como uma experiência enriquecedora e inspiradora. A iniciativa revelou-se de grande importância, ao promover uma aprendizagem significativa, incentivar o trabalho colaborativo e fomentar uma maior consciência sobre o nosso lugar no Cosmos”, termina.