A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a delegação regional do CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo assinaram, na manhã desta quarta-feira, um protocolo de cooperação no âmbito do projecto Casa Amiga Sénior.
Iniciado em Julho, e apoiando já oito agregados familiares, este é um projeto que, através da sinergia entre as duas entidades, garante refeições confeccionadas a famílias da freguesia em situação de iminente exclusão social ou em dificuldades físicas e financeiras.
Trata-se, no presente, do único projecto do CASA a funcionar nestes moldes na Região e surgiu no âmbito da Comissão Social de freguesia, projecto da Junta que congrega várias entidades empenhadas em contribuir para o desenvolvimento social do Imaculado.
A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, quanto ao apoio financeiro, vai comparticipar o fornecimento das refeições prontas, nomeadamente no que concerne à aquisição de géneros alimentares bem como no equipamento necessário para o acondicionamento das mesmas.
Mas, para além do apoio financeiro, a Junta também é responsável por dinamizar a prospecção de voluntários para colaborar com a entrega destas refeições, no âmbito do seu Regulamento de Voluntariado, assegurando o transporte e entrega das refeições.
Ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo compete o fornecimento diário das refeições prontas, num compromisso que se vai manter até ao final do presente ano e que as partes pretendem renovar em 2024.
O protocolo foi firmado nas instalações da Junta, por Pedro Araújo, em representação da Freguesia do Imaculado Coração de Maria, e por Sílvia Ferreira e Cláudia Mendes, em representação da delegação regional do CASA.