Hoje, a partir das 16 horas, o Bairro da Nazaré tem o seu próprio desfile de Carnaval. Numa iniciativa da Associação Olho.te, o cortejo está agendado para as 16 horas. Conforme explicou Hugo Castro Andrade, presidente da associação, ao ‘Diário das Freguesias’, “esta é uma forma de juntar a comunidade e, ao mesmo tempo, mostrar que o bairro da Nazaré já não tem os estigmas do passado”, refere.
Foram vários os moradores que se empenharam na feitura dos fatos e de todos os adereços que vão vestir mais de três dezenas de foliões, sob o tema ‘Alice no Bairro das Maravilhas’. Mas este é um desfile que não se fecha no próprio bairro, abrindo-se a toda a comunidade. Além da participação de um grupo do Centro Comunitário de São Martinho e outro do Centro Comunitário da Ribeira Brava, serão, também, vários os foliões que já se inscreveram a título individual ou duplas. De resto, os interessados em participar poderão ainda inscrever-se até um pouco antes do início do desfile.
Refira-se que os foliões vão concentrar-se a partir das 15 horas no parque de cargas do hipermercado Continente, nas imediações do bairro, devendo o corso carnavalesco daí sair em direcção à rua da Vargem, seguindo-se a rua da Bolívia, rua dos Estados Unidos da América, rua do Brasil, rua da Venezuela, terminando na Avenida do Colégio Militar, no polidesportivo onde vai acontecer um baile, entre as 18 horas e as 20h30.
Hugo Andrade destaca o facto de o desfile ser pensado, também, naqueles que têm dificuldade de locomoção, pelo que, desta forma, “poderão participar indirectamente, assistindo ao desfile das suas janelas ou varandas”, lembrando o Carnaval típico madeirense que decorria na Rua da Carreira.
Nota ainda para as malassadas e os sonhos, iguarias da época, que vão ser feitas ao vivo, “numa verdadeira festa comunitária”. Festa essa que, de acordo com a organização, só é possível graças ao apoio de várias instituições e empresas. A Junta de Freguesia de São Martinho também deu o seu contributo.
Haverá prémios para os melhores disfarces.