A Paróquia de São Martinho prepara-se para três dias de festa, o primeiro dos quais já hoje, com missa e procissão em honra de Nossa Senhora do Patrocínio, seguindo-se, amanhã e domingo, as celebrações em honra do padroeiro, São Martinho.
Todos os anos, as duas celebrações custam à Paróquia à volta de 10 mil euros, valor suportado pelos festeiros e pelas quotas pagas pelas confrarias de São Martinho e de Nossa Senhora do Patrocínio, a que se juntam as ofertas recolhidas pelos diferentes sítios, o valor pago pelas barracas, bem como as ofertas dos fiéis durante as missas e na igreja. O pároco realça, ainda, o apoio dado pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal do Funchal.
De acordo com Marcos Gonçalves “o arraial no adro é também um momento religioso que devemos cuidar, de encontro e de convívio, traduzindo a fé celebrada em acção, em vida feita de gestos de alegria e de fraternidade”, salientando o pároco que esta é também uma oportunidade de evangelização, nomeadamente através da piedade popular e das tradições, reforçando a pertença “a uma comunidade com identidade e missão própria e com um olhar para o futuro, com esperança e fé”, revelou-nos.
Missa seguida de procissão
No que concerne à componente religiosa, logo à tarde, pelas 19 horas, terá lugar a missa em devoção a Nossa Senhora do Patrocínio, seguindo-se a procissão em sua honra. O momento alto das celebrações acontece com a passagem da imagem de Nossa Senhora do Patrocínio da igreja de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida por Igreja Velha, para a Igreja de São Martinho.
‘Os Galáxia’ animam festa
No que toca à animação preparada para o dia de hoje, destaque para a actuação da Banda Filarmónica de Santo António e para a actuação do conjunto musical ‘Galáxia’, que subirá ao palco entre as 21h30 e a meia-noite. Ao redor do adro, serão muitas as barracas com ‘comes e bebes’ típicos desta quadra.