O início da Quaresma marca bem as minha memórias de infância. Independentemente da vertente religiosa da Quaresma que se inicia depois do Carnaval, mais precisamente na Quarta-feira de Cinzas, para nós crianças, esta significava o aproximar da estação primaveril, época propícia às brincadeiras na rua e aos passeios pelo campo! E era uma altura em que se comia o inhame(gosto muito), mas particularmente também se “devorava amêndoas”(sim, porque nesse tempo as amêndoas só eram comercializadas naquela época, não havia a a imensa variedade que há hoje e eram emblemáticas da quadra pascal). Os sacos das saborosas amêndoas de cor rosa e branca da fábrica Santo António que nos enchiam a boca, tinham um sabor inconfundível.
O tempo primaveril convidava ao regresso à rua após os meses invernosos e aqui recordo particularmente os jogos tradicionais da época quaresmal: o” jogo das pedrinhas”, o “jogo do pião” e o “Balamento”.
O jogo das pedrinhas é um dos jogos que mais lembranças me traz! As pedrinhas eram feitas de bocados de telha raspados e torneados no cimento até ficarem redondinhas. O jogo é composto por cinco pedrinhas pequenas e do mesmo tamanho. Pode ser jogado no chão, numa mesa ou em qualquer superfície plana.Para quem já não se lembra ou para quem desconhece, este jogo consiste em lançar com a mão para o alto um dos cinco objetos(as pedrinhas) que o compõe e juntar os restantes que ficaram no chão.
Pega-se as pedrinhas com a mesma mão depois joga-se para cima e apanha- se o maior número possível com as costas da mão; joga-se novamente as pedrinhas para cima e vira-se a mão apanhando o maior número possível com a palma da mão.
Quem conseguir apanhar todas as cinco pedrinhas diz “rapa” mas quem fica com a mão vazia sem qualquer pedra dizia-se que ficava com a mão suja de porcaria. Com as minhas amigas geralmente jogávamos no chão.
Este jogo tem vários outros nomes pelo mundo, sendo também conhecido como “cinco marias”, “jogo do osso”, “onente”, “bato”, “arriós”, “telhos”, “chocos”, “nécara”, “Chinas y Chinos”, “Knucklebones”, “Osselet” ou “bugalhos”.
As cinco-marias têm origem num costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro ([Astrágalo (jogo)|[astrágalo]]s) e observavam como caíam.
Outro jogo também característico desta época era o “jogo do Pião” praticado em muitas localidades da Madeira, havendo até há relativamente pouco tempo torneios nas freguesias da Ponta do Pargo e no Porto da Cruz com o intuito de lembrar e manter a tradição de outros tempos.
Mas ainda mais característico desta época era o jogo do “Balamento” que era jogado até à sexta feira antes do dia de Páscoa. Esta tradição está diretamente ligada à cultura da produção de cana de açúcar mas a palavra tem origem brasileira, o que poderá ser em consequência da influência dos muitos madeirenses que foram para o Brasil trabalhar na indústria da cana – de – açúcar.
Ainda me lembro de jogar este jogo com amigas de infância …combinado o dia em que começava o jogo e a hora, era esconder-se para ser o primeiro a ver o outro e a dar “balamento” com o intuito de sair vencedora e ganhar um saco de amêndoas. Ainda ganhei alguns saquinhos de amêndoas…
Quaresma …tempo de jejum, de um certo recolhimento, mas que para nós crianças, era uma saborosa e divertida época do ano.
Uma Doce e Feliz Páscoa para todos!