Depois de mais um dia com as portas fechadas a cadeado, eis que a Secretaria Regional da Educação (SRE) confirmou ao ‘Diário das Freguesias’ que o infantário ‘Quintinha dos Janotas’, na Camacha, não vai mesmo funcionar no ano lectivo que agora se inicia. De acordo com o gabinete de Jorge Carvalho, apenas ontem a Administração daquele estabelecimento de ensino informou a tutela desta decisão, “por não estarem reunidas as condições para que o estabelecimento funcione”. Só ao final do dia as educadoras de infância que trabalhavam no estabelecimento, por iniciativa própria, reuniram com os pais, confirmado o desfecho já esperado e dando conta de que tal situação se devia a dívidas acumuladas.
De modo a salvaguardar os interesses das famílias das crianças ali inscritas, a SRE decidiu abrir, a partir de hoje e até à próxima sexta-feira, um período de pré-inscrições na Escola Básica do 1.º Ciclo da Camacha, a fim de ser possível avaliar o número efectivo de matrículas em causa.
Confirmando a informação que havíamos avançado na manhã de ontem, a Secretaria vai, deste modo, assegurar uma resposta a todas as famílias afectadas por esta situação, socorrendo-se da escola primária local. A SRE fez ainda saber que, face ao não funcionamento do jardim de infância, não será formalizado o contrato-programa que estava previsto.
Refira-se que, conforme temos vindo a noticiar, está em causa o funcionamento da única creche e jardim de infância da freguesia da Camacha, que assegurava a frequência deste nível de ensino a perto de 30 crianças.
E embora o problema esteja aparentemente resolvido, a SRE garante que vai continuar a acompanhar “os demais desenvolvimentos e consequências da situação criada pela não abertura da Quintinha dos Janotas”.
Quem também tem acompanhado de perto este caso é Pedro Fernandes. O presidente da Junta da Camacha mostra-se solidário com os pais que não têm onde ou com quem deixar as suas crianças, garantindo tudo fazer para que o problema de resolva.