Os parceiros do projecto ‘Media Literacy’, que tem por participantes Portugal, Turquia, Polónia e Itália, estão a ser acolhidos pela Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no âmbito do Clube Europeu, entre os dias 1 e de Julho. Este projecto tem por objectivo explorar tanto o impacto dos média como o desenvolvimento do pensamento crítico.
O mote do projecto é ‘The world is changing so can we, exploring the impact of the critical media literacy and civic learning’. “Pretende-se assim desenvolver competências-chave ao nível do envolvimento cívico e a participação activa nas transformações digitais”, refere nota à imprensa.
Através da promoção do pensamento crítico, com base em valores humanos positivos, os participantes serão capacitados de competências digitais, de forma a serem capazes de combater a desinformação. Democracia e participação democrática, pesquisa e inovação são as palavras de ordem neste projeto que pretende parar com o mau uso dos dados pessoais nos média. Pretende criar uma relação saudável, de inclusão, de equilíbrio entre o mundo digital e a realidade. Só assim estaremos criando e mantendo um meio ambiente digital seguro para as crianças.
Ao longo destes dias, a escola HBG, através dos membros do Clube Europeu, irá promover junto destes parceiros a cultura madeirense através de vários passeios e visitas guiadas por toda a região, proporcionando aos visitantes um contacto direto quer com as nossas tradições quer com a nossa gastronomia.
Estes momentos “in loco” são de extrema importância para a assimilação da cultura madeirense e são fundamentais para a divulgação, pela mão destes jovens nos seus países de origem, da Região Autónoma da Madeira. É o preparar a terra e o plantar a semente que de futuro trará à região mais visitantes.