O Jardim de Santa Luzia, no Funchal, acolheu, ontem, um evento denominado ‘Patudos no Jardim’, organizado pela Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, em parceria com a Associação Vamos Lá Madeira. Esta foi uma das formas encontradas pela Junta para demonstrar o seu empenho para com a causa animal.
O presidente da Junta, Pedro Araújo, destacou o “empenho do Imaculado em assumir-se como um exemplo no cuidado e protecção aos animais, tratando-os com a dignidade e respeito que merecem”. Na ocasião, enalteceu “o excelente trabalho desenvolvido pela Associação Vamos Lá Madeira em prol desta causa”, destacando “a acção da Luísa Silveira, nossa moradora, membro da Associação e um exemplo de dedicação em prol dos bem-estar dos animais”.
O evento arrancou com uma palestra ministrada pela médica veterinária Cássia Mourão, que abordou a importância da vacinação nos animais, protegendo-os contra doenças infecciosas. Seguiu-se uma demonstração da equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana, que apresentou dois dos seus cães, demonstrando algumas das suas vertentes de actuação, em particular busca e salvamento.
Houve também tempo para um desfile canino, onde foram eleitos os cães mais brincalhão, feliz, elegante, carinhoso, educado e até o mais preguiçoso.
Finalmente, Johana Arguinzones, do Consultório Veterinário Sainvet, abordou alguns cuidados de higiene que promovem a saúde e o bem-estar dos animais de estimação, como cortar as unhas, limpar os ouvidos, aparar os pelos e escovar os dentes, entre outros.