No âmbito da iniciativa “Ouvir o Imaculado”, a candidatura do “Funchal Sempre à Frente” ao Imaculado Coração de Maria continua a ouvir a população, bem como as suas principais forças vivas, no sentido de avaliar a situação da freguesia e identificar soluções para os diversos problemas existentes. Esta sexta-feira, o candidato à Junta de Freguesia, Pedro Araújo, acompanhado de Emanuel Vieira e Luciana Gonçalves, reuniu com a presidente da Associação Monte de Amigos, Margarida Moraes.
No final da reunião, Pedro Araújo referiu que “a intervenção social da Associação Monte de Amigos é, hoje, essencial para a coesão social da freguesia”, assumindo depois que esta instituição será “um parceiro com quem queremos contar na ação da Junta a nível social”. Seguindo o paradigma desta Associação, que, no âmbito do apoio prestado, procura também contribuir para que as pessoas integrem o mercado de trabalho, o candidato quer “ter respostas prontas e eficazes para proteger os mais vulneráveis”, mas enfatiza que “as novas soluções de emprego” constituem uma das suas maiores apostas.
“O Imaculado é uma freguesia com enormes assimetrias sociais, um crescente nível de desemprego, agravado pela pandemia, e são urgentes soluções que devolvam a autonomia e a dignidade às pessoas”, referiu Araújo. Na ocasião, referiu ainda que a anunciada Comissão Social de Freguesia será dinamizada justamente “para ajudar as instituições a melhor prestarem o seu apoio, fruto de uma concertação de esforços em prol do bem-estar da população e da sua qualidade de vida”.
A Comissão Social do Imaculado Coração de Maria pretende ser um órgão de concertação e conjugação de esforços composto pelas entidades públicas e privadas com intervenção na freguesia. Promover o desenvolvimento social, atuar em parceria de forma efetiva e dinâmica, otimizar os recursos e a intervenção dos diferentes agentes locais, e garantir as melhores respostas são alguns dos objetivos.