A Câmara Municipal da Ponta do Sol vai distribuir livros escolares a cerca de mil alunos já a partir do próximo ano lectivo, sendo que metade dos quais vão frequentar o 1.º ciclo do Ensino Básico.
A medida, que abrange apenas estudantes residentes no Concelho e que estejam matriculados em todos os anos do 1.º ao 3.º ciclo, está a ser ultimada pela equipa de Célia Pessegueiro, que vai desembolsar cerca de 30 mil euros.
A modalidade do apoio é de oferta dos manuais para os alunos do 1.º ciclo, mas no caso dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, a opção tomada foi a de empréstimo. Para tal, será criado um banco de livros que poderão ser usados pelos alunos, devolvendo-os depois no final do ano lectivo. A ideia é que os livros possam ser emprestados a vários alunos, até que a escola mude de manuais escolares.
A autarquia ajudará ainda os alunos que não têm direito a acção social escolar e os que não a têm na totalidade, conforme o escalão em que estão colocados, sendo que, neste último caso, a ajuda será no resto dos livros necessários para complementar o total de manuais escolares exigidos pela escola.