A Câmara Municipal da Ponta do Sol procedeu ontem, 11 de Novembro, à entrega do medicamento contra a doença Varroa aos apicultores do município.
A cerimónia, que decorreu pelas 19 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença da presidente de câmara, Célia Pessegueiro, do vice-presidente, Sidónio Pestana, com a pasta da Agricultura e, ainda, do presidente de direcção da Associação de Apicultores da Madeira e Porto Santo, Manuel Costa.
A entrega deste medicamento insere-se no âmbito do protocolo de apoio financeiro celebrado, em Agosto último, entre a autarquia e a Associação de Apicultores. O mesmo teve por objectivo conceder uma comparticipação financeira, num valor de 2.500 euros (12 euros por embalagem), aos apicultores do concelho da Ponta do Sol na aquisição de um fármaco para o tratamento anual contra a doença Varroa.
“A apicultura para além de constituir uma actividade que se apresenta como um complemento aos rendimentos de alguns dos agregados familiares deste concelho, permite também a polinização da flora existente na Ponta do Sol de uma forma cuidada e harmoniosa, tornando-se, assim, fundamental este apoio”.
No concelho da Ponta do Sol existem 40 apiários com cerca de 1072 colmeias.