Durante os últimos dias ocorreu a distribuição anual de raticida e moluscicida à população do Porto Moniz. Um investimento da autarquia do Porto Moniz superior a 20 mil euros fazendo distribuir “três quilogramas por habitação no concelho, bem como moluscicida repelente para lesmas”. De acordo com a edilidade este apoio “abrange toda a população do concelho e não só os agricultores inscritos, como acontece nos outros concelhos”, explicou o presidente do município nortenho.
A distribuição tem ocorrido de forma faseada, nas juntas de freguesia, começando na Ribeira da Janela, Achadas da Cruz, Porto Moniz, na Santa e na Vila terminando no Seixal. A campanha estende-se igualmente à desratização feita por elementos da câmara municipal nos ribeiros e zonas mais problemáticas tentando obter uma eficácia maior no combate a esta praga.
Criadores de gado
O município faz saber que disponibiliza desde Março de 2017 apoio para os criadores de gado do concelho, permitindo que todos beneficiem do valor do transporte para o abate até três animais por ano e no valor máximo de 50 euros por transporte.
“É um apoio inovador que só existe no concelho do Porto Moniz e visa sobretudo apoiar os criadores de gado e tornar mais competitivo este sector que já foi muito forte no concelho que infelizmente foi desmantelado pelos sucessivos governos do PSD, com o desinvestimento ocorrido durante anos neste sector”, recriminou o autarca socialista, exemplificando o fecho do matadouro.