A prática regular de actividade física, seja ela vigorosa ou moderada, é um dos pilares do estilo de vida saudável, contribuindo não só para uma melhor qualidade de vida, como também para uma melhor saúde e para uma maior longevidade. É nesse sentido que foi implementado no ano passado a actividade física para os idosos do concelho do Porto Moniz.
Segundo a vereadora Graciela Silva, que é coordenadora do Gabinete de Apoio ao Idoso, um dos principais objectivos que nortearam a criação do referido Gabinete era aumentar a qualidade de vida e diminuir o isolamento social da população sénior. Para isso, foi implementado um plano de actividades físicas, composto por natação, dança e ginástica, ministrada por um jovem licenciado do concelho, o professor Hélder Rodrigues. “Um ano após a sua implementação, estamos muito satisfeitos com os resultados”, referiu.
Já na opinião de Hélder Rodrigues, “o Programa de Actividade Física tem sido um grande sucesso. Neste primeiro ano tivemos uma grande adesão. As pessoas gostam muito desta dinâmica e reconhecem os benefícios na sua saúde e qualidade de vida”, disse-nos. Dos objectivos do projecto fazem parte o combate à solidão através da interacção social, “contribuindo para uma melhoria contínua de qualidade de vida e bem-estar com exercícios adequados às respectivas idades”, adiantou Hélder Rodrigues.
O programa Actividade Física desenvolvido é considerado benéfico pelos beneficários, reconhecendo que ao longo do ano de actividade desenvolveram melhorias na realização das suas actividades do dia-a-dia, dado importante para a saúde e o bem-estar do idoso, desenvolvendo as suas qualidades motoras básicas, como a força, a flexibilidade e a agilidade, fundamentais ao aumento da sua mobilidade e consequentemente à melhoria da sua qualidade de vida.
Conforme salienta Graciela Silva, “esta é uma actividade totalmente gratuita e que, desde Dezembro, foi alargada à população geral, em horário pós laboral”.