No âmbito da XXXVIII Edição da Festa da Maçã, a Camacha acolheu, na passada quinta-feira, uma sessão de formação dedicada ao potencial da maçã da freguesia, que contou com a presença de mais de 50 participantes, entre produtores, futuros produtores, curiosos e público em geral.
A sessão contou com a intervenção de vários especialistas e produtores ligados ao sector como Adriano Maia, técnico da Direcção de Serviços de Desenvolvimento Agroeconómico da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Vítor Maciel Vieira, presidente da Associação de Produtores de Sidra da Região Autónoma da Madeira; Gonçalo Antunes, técnico agrícola e produtor de Maçãs da Camacha e Márcio Nóbrega, proprietário da Quinta da Moscadinha e produtor de sidra.
A organização revela que, “ao longo da formação, foram abordados temas como o potencial da maçã da Camacha e a importância da sua preservação e valorização, assim como técnicas de produção, tratamentos e boas práticas agrícolas, mecanismos de apoio e investimento e a relevância das caraterísticas únicas” do fruto.
Diz ainda que “a iniciativa permitiu incentivar o cultivo e a produção local, ao mesmo tempo que reforçou a ligação entre técnicos, produtores e comunidade”. E acrescenta: “Para muitos dos presentes, foi também uma oportunidade de debater, esclarecer dúvidas e um ganhar de confiança para apostar neste sector que enfrenta vários desafios, mas apresenta grande potencial de futuro”.
A formação terminou com um brinde feito com sidra produzida na freguesia, que fez as delícias dos presentes.