Durante esta semana e no âmbito do projecto ARMONIA – “Construyendo Espacios de Diálogo Inclusivo, para la Participación y la Creación” , três professores da EB1/PE da Lombada, Ponta do Sol, Fátima Magalhães, Carla Rabim e Augusto Martins, estão em visita ao Colégio CEIP Manuel Pacheco, em Badajoz, Espanha, onde estão a frequentar diversos workshops e participam na última das reuniões transnacionais de projecto.
A iniciativa junta um grupo de professores oriundos de Portugal (Madeira), Badajoz, Bulgária, Polónia, Itália e Bélgica. Este projecto visa desenvolver instrumentos de comunicação promovendo a interacção, a inclusão, a equidade, a coesão e a compreensão, numa Europa diversificada e multicultural.
Baseia-se na necessidade urgente de resolver os problemas de convivência nas nossas escolas, lutando de forma eficaz contra a discriminação. Partindo de um diagnóstico de conflitos interculturais e dificuldades de relacionamento que detectamos entre nossos alunos, provocados pelo temor do desconhecido, rejeitando os diferentes, com as atitudes xenófobas, racial, segregação pela religião, Língua, cultura, sexo,… Como consequência das migrações e mistura de culturas.
O nosso valor acrescentado é a cooperação transnacional entre os centros europeus que sofrem os mesmos problemas ou semelhantes.
Uma nota enviada à comunicação social refere que “durante estes cinco dias de trabalho os docentes terão a oportunidade de explorar diferentes técnicas e métodos com actividades de formação conjunta, a troca de boas práticas educativas, e expor a sua experiência na organização de acções na prevenção e luta contra os problemas com a agressividade e “bullying”, as abordagens criativas das diferentes escolas bem como o uso da linguagem não discriminatória, sendo que estes temas são pontos chaves no programa”.
Esta diversidade de metodologias utilizadas nos diferentes países e a sua partilha contribuirão com certeza e de forma significativa para o enriquecimento das aprendizagens, segundo nos diz a coordenadora do projecto Rosa Luísa Gaspar.