A Junta de Freguesia de Câmara de Lobos vai adquirir mais 20 camas elétricas articuladas para reforçar o Banco de ajudasse técnicas que conta atualmente com 36 equipamentos deste género que estão distribuídos pela população idosa dependente ou com mobilidade reduzida no âmbito do Projeto + Laços.
O presidente da Junta de Freguesia, Celso Bettencourt, anunciou este reforço de camas elétricas na apresentação deste projeto, que ocorreu hoje no Museu de Imprensa, uma iniciativa de voluntariado de proximidade que engloba quatro valências que tentam dar resposta às necessidades da população sénior da freguesia.
O Projeto + Laços nasceu em 2014 com voluntariado de proximidade, mas nos últimos anos esta iniciativa desenvolveu-se com novas valências (Banco de Ajudas Técnicas, serviço de fisioterapia e atividades ocupacionais) e que “foi possível com vários parceiros a trabalhar em rede para dar resposta às solicitações”, sublinhou Celso Bettencourt, garantindo que “estamos disponíveis para evoluir e criar novas valências para sermos mais freguesia”.
Agradeceu o trabalho de todos os que integram o projeto desde os voluntários, os técnicos e os utentes nas diferentes valências, assim como os vários parceiros que rubricaram protocolo com a Junta de Freguesia e que formaliza o trabalho feito junto da população.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sonia Pereira, destacou o trabalho e a “dinâmica na área social” que a Junta de Freguesia tem desenvolvido de forma particular junto da população sénior para que sejam mais ativos e tenham mais qualidade de vida.
“Que este projeto seja exemplo e seja replicado pelas outras juntas de freguesia”, lançou o repto Sónia Pereira, lembrando que a autarquia tem projetos na área social em todas as freguesias.
Complemento Regional para Idosos de 840 euros
O vice-presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira destacou a relevância do Projeto + Laços na redução da dependência dos idosos, através de “um trabalho que é feito com poucos recursos, mas concretizado com muita imaginação”.
André Rebelo anunciou que a população sénior da Região, com mais de 65 anos, que recebe pensões abaixo dos 275 euros por mês poderá solicitar o Complemento Regional para Idosos e que foi aprovado a 30 de junho pelo Governo Regional. Este apoio direcionado à população mais desfavorecida está fixado no valor anual de 840 euros, o que corresponde a um incremento de rendimento disponível mensal de 70 euros. O pagamento é feito em prestações trimestrais no valor de 210 euros. .
Na cerimónia de apresentação do Projeto + Laços foi assinado protocolo com a Associação Casa do Voluntário, Clube Desportivo do Garachico, Paróquia de São Sebastião – Diocese do Funchal, Cáritas Diocesana do Funchal, Instituto de Segurança Social da Madeira IP-RAM e Serviço de Saúde da RAM EPERAM.