A equipa pH7-SPAR da Escola Francisco Franco, composta pelos alunos Daniel Valente, do 11.º 11, Francisco Abreu, do 11.º 9, Joana Monteiro, do 11.º 1, João Pontes e Norberto Vieira, do 11.º 9, sob a orientação do professor Jorge Monteiro, estiveram presentes recentemente na segunda edição do Prémio Atlântico Júnior, evento que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, organizado pela FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e Ciência Viva.
Este concurso tinha como objetivo a promoção da cultura científica e tecnológica através da valorização do Atlântico como sistema natural e do seu papel na sustentabilidade do planeta e na sociedade.
O projeto apresentado pelos alunos consistia na construção de um protótipo de uma embarcação didática com navegação autónoma, de acordo com os percursos pré-estabelecidos, em que se pretende recolher um conjunto de dados provenientes de sensores, tais como a temperatura, profundidade e captura de imagens, instalados na referida embarcação. Desta forma, permitir-se-á dar um contributo para um melhor entendimento da costa marítima da Madeira
Com esta participação, os alunos puderam adquirir e aprofundar as suas competências científicas e tecnológicas na área da física, eletrónica, telecomunicações e mecânica, bem como contribuir para a vivência de experiências sociais e culturais enriquecedores que ficarão na memória dos discentes.
O concurso premiará aplicações que facilitem a monitorização do Atlântico e dos seus ecossistemas através da realização de um protótipo, maquete instrumentada ou produto biotecnológico. Os resultados serão anunciados posteriormente.
Os alunos ainda criaram uma página web onde poderá ser consultada informação acerca do desenvolvimento deste projeto: https://ph7spar.nicepage.io.