• São Martinho
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Muita festa no 104.º aniversário da ribeira-bravense Maria Rita Rosa
22 Maio, 2019
Caminheiros juntam-se na Boaventura este sábado
23 Maio, 2019

Projectores interactivos nas escolas de São Martinho

23 Maio, 2019 às 9:00

Decorreu ontem, na Escola da Ajuda, a apresentação do investimento feito pela Junta de Freguesia de São Martinho, este ano, na área da educação. O momento contou com a presença do Presidente da Junta, Duarte Caldeira, bem como do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo. Refira-se que alguns dos investimentos foram feitos na sequência dos acordos de execução celebrados com a CMF, para efeitos de delegação de competências, que permitiram que as cinco escolas básicas da freguesia possam ter novos projectores interactivos.

O projecto de modernização das salas de aula das escolas de São Martinho pretende modernizar todas as salas de ensino curricular da freguesia, num espaço de quatro anos lectivos, ou seja, no decurso do actual mandato, num investimento que ascende a 10 mil euros/ano. A CMF colaborou ainda na montagem, com os serviços de carpintaria, electricidade e informática a acertarem a solução final.

Paulo Cafôfo defendeu, na ocasião, a importância de “unir esforços para que a educação surja sempre como uma prioridade e um direito a que todos os cidadãos têm acesso. O Governo Regional, as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesias têm o dever de, dentro do seu leque de competências, dar o melhor de si e fazer o que melhor sabem, para que exista efectivamente a igualdade no acesso a oportunidades, neste caso no acesso à educação condigna, com as melhores ferramentas e as melhores condições, lutando sempre pelos direitos dos nossos alunos.”

O autarca enfatizou, por fim, que “é exactamente por acreditar nesta mobilização de vontades que encaramos as Juntas de Freguesia como o poder local mais próximo dos munícipes, apostando em possibilitar os recursos para que estas possam ajudar a transformar a vida dos nossos cidadãos. Em 2019, manteremos uma política de descentralização de competências, com a atribuição de 1,7 milhões de euros às Juntas de Freguesia do Funchal, divididos por diversas áreas. Em São Martinho, uma boa parte da verba é vertida em matérias educativas e muito bem empregue como se vê.”

O Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, Duarte Caldeira, destacou, por sua vez, “o investimento feito a quatro anos lectivos, ou seja, no fim deste mandato teremos todas as salas do ensino curricular da freguesia a usufruir deste tipo de equipamentos, que nos permitem dar o salto a nível de qualidade e modernização do ensino, tornando-o muito mais apetecível para crianças desta idade, que têm uma apetência muito maior para as tecnologias. Este é, sem dúvida, um progresso necessário no ensino do primeiro ciclo para o concelho e para a Região.”

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

24 Maio, 2025

Tradição e sabor em destaque na XIV Mostra Regional da Truta e Rota da Sidra


Ler mais
23 Maio, 2025

Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro


Ler mais

Foto: JFSG

23 Maio, 2025

Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Tradição e sabor em destaque na XIV Mostra Regional da Truta e Rota da Sidra
  • Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro
  • Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022
  • ‘Festa da Flor no Imaculado’ realiza-se este sábado no Jardim de Santa Luzia
  • Imaculado recupera edifício do pré-escolar da ‘Bartolomeu’
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.