Os membros eleitos, pela coligação “Cumprir Santa Cruz” (PSD/CDS), à Assembleia de Freguesia de Gaula, gostariam de ver a antiga Escola da Fazenda servir de “sede de trabalho para as instituições culturais da freguesia e também como centro de exposições e actividades com predominância de uso pelos artistas e artesãos, mas também pelas associações culturais e desportivas da freguesia”.
A intenção foi expressa formalmente no seguimento de uma “auscultação” à população e às instituições que consideraram “essencial que, este edifício da responsabilidade municipal, seja recuperado para assim dar resposta a algumas necessidades existentes em Gaula”, adianta Roberto Matos.
O autarca social-democrata lamenta que a antiga unidade de ensino “esteja ao abandono, há vários anos, sendo que as intervenções realizadas foram nulas”. Ora, perante este cenário, sublinha que os membros eleitos “recomendam a recuperação da antiga Escola da Fazenda e que, consequentemente, a Junta de Freguesia de Gaula e a Câmara Municipal de Santa Cruz, dêem uma nova utilização ao imóvel”.
Por fim, os membros eleitos, pela coligação “Cumprir Santa Cruz” (PSD/CDS), à Assembleia de Freguesia de Gaula, consideram que esta medida permitirá cativar mais visitantes, tornando-se num novo polo de atracção e de visita na freguesia, dinamizando a economia local.