Decorrerá, no próximo dia 8 de Junho, entre as 10h30 e 13h00, a apresentação dos projectos desenvolvidos no âmbito da parceria CRESCER – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e a Quinta da Caldeira, nomeadamente do designado ‘Dia Aberto na Quinta da Caldeira: Para pais e filhos’.
A inciativa – que em menos de 24 horas fechou inscrições – contará com a presença de pais e filhos, onde contemplará duas actividades distintas: uma direccionada para os pais e às entidades convidadas, que pretende dar as boas vindas e apresentar o projecto, integrando uma palestra sobre o brincar; outra dirigida aos mais pequenos, que lhes permitirá interagir com os animais da quinta, nomeadamente com os cavalos.
A Quinta da Caldeira, situada na Estrada Municipal da Achadinha, nº 139, Camacha, para além de disponibilizar aulas de equitação, disponibiliza um serviço privado de equitação com fins terapêuticos (EFT). Esta terapia é direccionada para as crianças com patologias do neurodesenvolvimento, sendo realizada em parceria com o CRESCER – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil. À parte das sessões de EFT, e pela envolvência da Quinta da Caldeira, com a presença de outros animais para além dos cavalos, este projecto tem também como objectivo “promover o desenvolvimento da relação entre as crianças e os animais, permitindo desta forma desenvolver e reforçar todos os benefícios inerentes ao contacto entre ambos”.
Nesta linha, o projecto: “CRESCER A BRINCAR … UM DIA NA QUINTA DA CALDEIRA”, permitirá diversas experiencias às crianças, desde a montagem de tendas, oficinas sensoriais, actividades de equitação, de exploração da natureza e do cuidado dos animais.
Sabe-se que o brincar ao ar livre contribui decisivamente para o desenvolvimento harmonioso e equilibrado das crianças e o contacto com a natureza traz a estas ainda mais benefícios, favorecendo o seu crescimento psicossocial, físico e cívico. É com esta premissa que criamos esta parceria, para que as crianças que frequentam o CRESCER, para além de terem as intervenções em gabinete possam beneficiar de outras metodologias de intervenção.