Os elementos eleitos pelo movimento independente RB1 à Assembleia de Freguesia do Campanário garantiram, junto do executivo daquela Junta, o aumento da verba do orçamento referente à recuperação de veredas e outras pequenas obras de proximidade, que estão na esfera de competências directas da Junta, reconhecendo a “sensibilidade desta para uma necessidade premente em algumas zonas do Campanário”.
No total, são cerca de 5 mil euros reforçados no orçamento para 2019, que visam melhorar veredas da freguesia, sendo que desses, “cerca de dois mil euros derivam do fundo de apoio às freguesias, proveniente do Estado”, regista o grupo do RB1 que explica que “o total canalizado para essa rúbrica representa menos de metade do valor atribuído pela Câmara”. Por esse motivo, o grupo eleito pelo movimento RB1 à Junta de Freguesia de Campanário optou pela abstenção na última assembleia, que decorreu na passada quinta-feira. Além disso, consideram que a “outra metade da verba concedida pela Câmara deve ser melhor clarificada à população, em termos de investimento, ou distribuída nas competências directas da Junta de Freguesia, relacionadas com as políticas de proximidade como a manutenção de veredas, por exemplo”. Realçam, também, que “não existe delegação extra de competências da Câmara Municipal” e, por isso, “a verba deveria estar mais patente nas competências directas” daquela entidade.
A Câmara Municipal da Ribeira Brava vai atribuir, em 2019, cerca de 28 mil euros à Junta de Freguesia de Campanário, representando um reforço do apoio financeiro na casa dos 11 mil euros, face a 2017, e cerca de 6 mil, comparado com 2018, directamente remetido para aquela Junta de Freguesia. No total do Concelho o apoio vai subir para os 100 mil euros, repartidos pelas 4 juntas de freguesia.
Despesas previstas
No que toca a gastos, o presidente da Junta, João Silva, fez saber que no próximo ano, como de resto tem sido nota dominante em todos os orçamentos, a maior fatia vai para despesas com pessoal, na ordem dos 47 mil euros.
Refira-se que, em 2019, a Junta de Freguesia continuará com a isenção das taxas relativas ao registo e licenciamento de canídeos e gatídeos, contribuindo, desta forma, para o não aumento dos encargos familiares com a legalização dos seus animais de estimação.
João Silva realça que “o executivo procurou, como sempre, ter neste orçamento uma visão abrangente das suas competências, contemplando várias áreas de intervenção: educação, social, cultura, desporto, assim como, as acessibilidades”.
Refira-se que o orçamento para 2019 da Junta do Campanário, no valor total de 101 mil euros, foi aprovado pela maioria PSD, com 4 abstenções dos eleitos pelo RB1, de um total de 9 mandatos.