Procurando garantir que todos os alunos das diferentes freguesias do concelho do Porto Moniz têm tudo o que é essencial e necessário para a frequência, com sucesso, de mais um ano lectivo, o executivo liderado por Emanuel Câmara investe, este ano, mais de 300 mil euros no regresso às aulas.
Esta verba será derramada na comparticipação em 50% da mensalidade da creche e pré-escolar; na aquisição e instalação de quadros interactivos nas salas de actividade curricular das turmas de 1.º ciclo; na compra de manuais escolares para todos os alunos, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade; no transporte gratuito para todos os alunos; na atribuição de prémios de mérito; nas bolsa de estudo aos alunos do ensino superior; bem como o reembolso de duas viagens aéreas àqueles que estão deslocados; e, finalmente, na atribuição de um computador portátil a todos os alunos que estudem na escola e residam no concelho de Porto Moniz.
Para o presidente da Câmara Municipal “a aposta na educação não tem preço, e essa tem sido uma das prioridades da governação do Partido Socialista nesta Câmara Municipal, desde que assumimos funções”. O autarca ressalva que “este ano, em particular, os efeitos da pandemia provocada pelo vírus da Covid-19 está a afectar a economia de algumas famílias, e por isso não podemos deixar que alguém fique privado de um futuro melhor só porque os seus pais não têm condições financeiras para que os seus filhos possam prosseguir os seus estudos com a estabilidade necessária”.
Apoio à digitalização do ensino é novidade
O apoio à digitalização do ensino é a grande novidade do pacote de apoios disponibilizados pela Câmara Municipal aos estudantes do concelho de Porto Moniz. Esta medida tem por objectivo dotar todos os alunos dos meios necessários para a frequência e participação de aulas nas plataformas digitais, através da atribuição de um computador portátil por aluno, e é dirigida aos alunos do 1.º ao 12.º ano, residentes no concelho de Porto Moniz e a frequentar a Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz.
Emanuel Câmara ressalva que “com a aplicação desta medida estamos a actuar a montante”, precavendo uma possível segunda vaga da Covid-19, dando aos alunos todas as ferramentas necessárias para estudarem a partir de casa.
A semana que agora começa fica marcada pela entrega de manuais escolares a todos os alunos do Porto Moniz.